Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Avatar

Curiosidade

ORIGEM E HISTÓRIA DOS COSMÉTICOS:

Podemos definir a palavra Cosmético como tudo aquilo que é relativo à beleza humana e a origem vem do grego kosmetikós, que quer dizer "o que serve para ornamentar (enfeitar)". 

A preocupação com a aparência existe desde tempos pré-históricos, quando rostos pintados e corpos tatuados serviam para afugentar maus espíritos e agradar os deuses. Arqueólogos encontraram em túmulos egípcios de aproximadamente 3.500 a.C. sinais do uso de pintura para os olhos e unguentos aromáticos.

Na antiga Grécia, usavam-se óleos para banho e outros produtos de embelezamento, mas muitas mulheres sofriam de envenenamento por chumbo porque usavam máscaras faciais que continham esse metal. 

Em Roma, fabricavam-se pós para tornar a pele mais alva, carvões para delinear os olhos e pintar cílios e sobrancelhas, carmim para as faces, produtos abrasivos para clarear os dentes, entre outros...

Os óleos consumidos eram produtos naturais, como os que se obtinham do azeite de oliva; os perfumes, usados tanto por mulheres como por homens, extraíam-se de flores ou especiarias, com resinas naturais empregadas como fixadores. 

Cosméticos para o rosto, tinturas para o cabelo, perfumes e sais de banho já eram utilizados na Europa medieval. As civilizações orientais faziam amplo uso dos cosméticos, bem como os povos indígenas da América e da África. 

A partir do século XX, com os avanços da indústria química fina, que os cosméticos se tornam produtos de uso geral. E é no final da década de 80 que entram em lançamento as fórmulas evoluídas para cosméticos pigmentados.

Hoje podemos nos beneficiar do produto que colore e trata a pele, limpa, perfuma e protege os cabelos, como nunca antes na história da humanidade.


Garrafas de xampu e cremes fabricados no início do século 20.

2 comentários: