Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Avatar

Composição do Cabelo

O cabelo (do latim capillus) é cada um dos pelos que crescem no couro cabeludo (parte superior da cabeça do corpo humano).   

Para garantir bons resultados em qualquer tratamento capilar é fundamental entender o processo de composição dos fios. O cabelo é composto por três camadas de células queratinizadas: Cutícula, Cortiça ou Córtex e Medula.


Cutícula: É a primeira camada do fio, compõe a parte externa da haste, é a parte que tocamos. Forma a superfície que protege o cabelo, sendo composta por uma camada única de células que se recobre uma a uma de maneira parcial, tal como escamas em peixes. A cutítula é muito resistente, suporta ação química e física intensa. Sua força é a estrutura do fio. Assim, se houver danos consideráveis à cutícula, o cabelo aparentará fragilidade e sensibilidade intensa.

Cortiça ou Córtex: É a camada intermediária do fio pois fica sob a camada das cutículas. É chamada de coração do cabelo. Composta de células alongadas que possuem os pigmentos que colorem os cabelos. Esta camada é responsável por atributos importantes do fio, como a força ou solidez do fio e a elasticidade.


Medula: É a parte central do fio. Nela encontramos células gordurosas, mais pigmentos e a projeção do bulbo capilar. Os pigmentos dos cabelo são denominados de melanina e o principal componente do fio é a queratina.


Veja a composição química do fio de cabelo:

CARBONO …………………. 50,66%
HIDROGÊNIO ……………. 6,36%
NITROGÊNIO ……………. 17,14% (AZOTO)
OXIGÊNIO ……………. 20,85%

6 comentários:

  1. Nossa muito interessante.. legal saber mais detalhes dos cabelos..
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber isso! É sempre bom conhecer mais sobre os fios... Para poder cuidar melhor deles, né? Beijos e parabéns pelo blog.

    PS: Adorei sua visita no Kiss mint

    ResponderExcluir
  3. Que aula né???
    Adorei =)

    Beijos
    http://sophiaoliveirad.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post!
    Alias... fiquei boba qdo vi uma foto ampliada de um cabelo danificado!

    Beijocas

    ResponderExcluir